ARK 2 é adiado novamente e agora só chega em 2028
Anunciado originalmente em 2020 com a presença de Vin Diesel, a sequência do simulador de sobrevivência com dinossauros sofre mais um grande atraso.
Revelado pela primeira vez no The Game Awards 2020, o jogo originalmente estava previsto para 2022. Desde então, o projeto passou por uma sucessão de adiamentos: de 2022 para 2023, depois para o final de 2024, seguido por uma janela em 2025 e, agora, um salto considerável para 2028.
Se a nova data for cumprida, o jogo terá um ciclo de desenvolvimento de pelo menos oito anos desde o seu anúncio oficial.
Segundo informações apuradas pelo portal VGC e comunicados anteriores do estúdio, os principais motivos para a demora são:
- Unreal Engine 5: O estúdio afirma que dominar as novas tecnologias da engine (como o sistema de iluminação Lumen e o de geometria Nanite) é um desafio que exige mais tempo para entregar o realismo prometido.
- Mudança de Gameplay: Diferente do primeiro jogo, Ark 2 terá um combate focado em habilidades (estilo Souls-like), movimentação mais avançada e uma perspectiva apenas em terceira pessoa, o que demanda um polimento muito maior.
- Escopo Ambiçoso: A participação de Vin Diesel (como o herói Santiago) e a narrativa mais densa transformaram o que seria uma sequência direta em um projeto de escala triplo-A muito maior que o original.
Enquanto Ark 2 não chega, o estúdio segue concentrando seus recursos em Ark: Survival Ascended, o remake do primeiro jogo, que funciona como um “campo de testes” para as tecnologias que serão aplicadas na sequência, já com uma expansão confirmada.

Fã de ficção científica (de steampunk a sail punk), animes, mangás e games. No Refúgio Gamer, irei compartilhar as principais notícias e rumores da indústria de games.