Novo Divinity da Larian Studios Terá Combate Por Turnos e Será Maior Que Baldur's Gate 3
Diversos detalhes foram revelados em uma entrevista à Bloomberg.
Larian Studios está de volta à sua franquia original, e a promessa é audaciosa. Em entrevista recente à Bloomberg, o chefe do estúdio, Swen Vincke, confirmou que o novo Divinity, anunciado recentemente no The Game Awards — manterá a consagrada fórmula de combate baseado em turnos, mas com um objetivo claro: levar tudo ao "Next Level".
Com o nome simples de Divinity, o projeto já gerou especulações sobre uma possível mudança para um RPG de ação, mas Vincke tranquilizou a comunidade, reforçando a aposta no estilo tático que os consagrou.
"Acho que isso vai nos liberar. É um RPG baseado em turnos com tudo o que vocês já viram de nós no passado, mas levado a um novo patamar."
O que já sabemos:
- Divinity será um RPG por turnos, mantendo a tradição estratégica da Larian.
- A promessa é de algo com maior profundidade e escala do que qualquer jogo da produtora até hoje, inclusive BG3.
- Não foi divulgado nenhum trailer de gameplay real, nenhuma data de lançamento, e nem mesmo plataformas definitivas ainda.
- O jogo será lançado em acesso antecipado.
A decisão de voltar à franquia Divinity veio após um período de incerteza dentro da Larian. Swen Vincke revelou que, a princípio, a Larian planejava continuar trabalhando com a Hasbro e a divisão Wizards of the Coast em novos projetos baseados em Dungeons & Dragons.
Entretanto, após alguns meses trabalhando em uma nova proposta, a equipe percebeu que a paixão havia sumido.
"Conceitualmente, todos os ingredientes para um jogo realmente legal estavam lá, exceto os corações dos desenvolvedores".
A Larian abandonou esse projeto no ano passado e redirecionou seu foco para Divinity, uma franquia própria do estúdio. Essa mudança de foco traz mais do que apenas liberdade criativa: traz a chance de construir um sistema sem as restrições da tradução de um jogo de mesa.
"Baldur's Gate 3 foi um bom jogo e tenho orgulho dele, mas acho que este vai ser muito melhor," declarou Vincke, enfatizando a principal vantagem do novo projeto. "Aqui, estamos fazendo um sistema feito para um videogame. É muito mais fácil de entender."
Ao desenvolver um sistema totalmente focado em videogame e otimizado para o formato, a Larian assegura que o novo Divinity poderá oferecer mecânicas mais fluidas e complexas do que era possível com as regras adaptadas de Dungeons & Dragons.
A Larian está determinada a otimizar o processo. Vincke revelou que o estúdio planeja terminar Divinity em menos tempo do que os seis anos que Baldur's Gate 3 levou, apesar de sua escala ainda maior.
"Acho que três a quatro anos é muito mais saudável do que seis anos," disse Vincke, indicando uma janela de desenvolvimento mais curta.
Para isso, a Larian não está reduzindo o escopo, mas sim mudando a metodologia. O estúdio está investindo em equipes de roteiro e roteirização significativamente maiores, desenvolvendo muitas missões e enredos de forma paralela, em vez de linear. A qualidade, contudo, continua a prioridade, pois "o próprio processo criativo é algo que você não pode acelerar," garantiu Vincke.
Em um ponto crucial, a Larian traçou uma linha clara sobre o uso de inteligência artificial. Apesar de a empresa incentivar o uso da IA generativa em ferramentas internas (como arte conceitual e textos provisórios), não haverá conteúdo gerado por IA em Divinity.
"Tudo são atores humanos; estamos escrevendo tudo sozinhos," garantiu Vincke.
O sucesso de Baldur's Gate 3 colocou a Larian (que hoje conta com 530 funcionários em sete escritórios globais) em uma posição financeira inédita. Este sucesso, diz Vincke, será canalizado para maior experimentação narrativa em Divinity.
A Larian quer ampliar ainda mais a profundidade das escolhas dos jogadores, garantindo que cada partida seja única e traga histórias e desfechos totalmente diferentes.
"A ideia é que, quando você conversa com outros jornalistas sobre o jogo, terá histórias completamente diferentes," concluiu Vincke. "Estamos fazendo algumas coisas que você nunca viu em RPGs antes, eu acho."
Divinity ainda não tem data de lançamento ou plataformas confirmadas, mas deve chegar em acesso antecipado no final de 2026.
Fonte: Bloomberg

Fã de ficção científica (de steampunk a sail punk), animes, mangás e games. No Refúgio Gamer, irei compartilhar as principais notícias e rumores da indústria de games.