PS6 pode ser lançado apenas em 2029 devido à crise global de chips, aponta relatório
Novo relatório indica que o lançamento do PlayStation 6 pode ser adiado para 2028 ou até 2029 por causa da escassez de memória e aumento de preços de chips.
Sony estaria reconsiderando o cronograma de lançamento do PlayStation 6, segundo informações recentes de pessoas próximas ao planejamento interno da empresa. Em vez de chegar perto de 2027 como muitos esperavam, fontes indicam que o novo console pode acabar sendo lançado apenas em 2028 ou até 2029, um movimento motivado principalmente pela escassez contínua de chips de memória e pelos preços elevados desses componentes no mercado global.
O problema em questão é a falta de memória RAM e outros semicondutores essenciais, impulsionada pela alta demanda por parte de gigantes da tecnologia focados em inteligência artificial. Esse desequilíbrio entre oferta e procura está empurrando os custos para cima e complicando os planos de fabricantes de eletrônicos, incluindo a Sony.
Segundo o relatório, as fontes afirmam que o adiamento não tem confirmação oficial da Sony, mas reflete uma reconsideração séria dos prazos internos. Uma janela de lançamento em 2029 deixaria o PS5 no mercado por quase uma década, bem além do ciclo tradicional de consoles da Sony.
A Sony, por outro lado, afirmou que o fornecimento do PS5 não deve ser impactado pela escassez de memória ao menos até o fim da temporada de fim de ano de 2026. Ou seja, no curto prazo, a atual geração estaria segura.
O mesmo relatório também menciona que a rival Nintendo pode estar avaliando um aumento no preço do Switch 2 em 2026, também em resposta às pressões de custo impostas pela escassez de componentes.
Fonte: Insider Gaming

Fã de ficção científica, animes, mangás e games. No Refúgio Gamer, cubro notícias, análises e os principais rumores da indústria de jogos.